i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Haydn - Concerto Trompete

25.Abr.2007

CONCERTO PARA TROMPETE E ORQUESTRA, EM SI b
Joseph Haydn

.
* trompetista Tine Thing Helseth
.
.
Joseph Haydn nasceu em Rhrau, uma aldeia do sul da Áustria, a 31.Mar.1732, quando na Europa ainda imperavam as tradições barrocas.
No final da sua vida, a aparente estabilidade do estilo clássico maduro, tal como surge representado nas últimas obras do próprio Haydn e de Mozart, estava a ser posta em causa, principlamente por Beethoven.
Haydn não foi simplesmente um contemporâneo desta evolução na História da Música – ele foi parte central dessa evolução do barroco ao clássico.
Durante grande parte do séc. XIX e da 1ª metade do séc. XX, muitos músicos e melómanos tinham de Joseph Haydn a ideia de que teria sido pouco mais que um percursor de Mozart e Beethoven. Tocavam-se algumas das suas sinfonias, quartetos de cordas, sonatas para piano e outras obras, mas ignorava-se a maior parte da sua música.
Mas quando estudaram detalhadamente a música de Haydn descobriram toda a sua imensa originalidade e a influência que exerceu nos músicos da posteridade.
.
---------------------
* Tine Thing Helseth (20) makes her recording debut release on SACD internationally in February 2008, toghether with Norwegian Chamber Orchestra. This video was made during the recording sessions. Norwegian TV has also made a 1/2 hour documentary about this extraordinary musical talent, which will be sent in December 2007.
.
.
---------------------------------------
VOLTAR À PÁGINA DE ABERTURA

free counters
*