i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Donizetti - Una Fortiva Lagrima

27.Abr.2007

UNA FORTIVA LAGRIMA
(ELIXIR DE AMOR)
Gaetano Donizetti
OUVIR A OBRA

.
Gaetano Donizetti nasceu em Bérgamo (Itália), em 29 de novembro de 1797. Foi aluno do padre Mattei - o professor de Rossini - em Bolonha. Pouco depois dos seus primeiros êxitos em diferentes teatros italianos, fixou-se em Nápoles, onde se tornou professor do Real Collegio di Musica e, estreou, em média, três novas óperas por ano.
Em 1838 trocou Nápoles por Paris, de onde fez várias viagens a Itália e a Viena. Em 1842, dirigiu em Bolonha a primeira audição do Stabat Mater de Rossini.
Os últimos anos de sua vida foram ensombrados por uma paralisia geral e perturbações mentais, que obrigaram o seu internamento num hospital psiquiátrico de Ivry. No ano seguinte, foi levado para Bérgamo, onde morreu em 8 de abril de 1848.

A incrível velocidade de trabalho de Donizetti - algumas óperas, libretos e música, foram compostas em quinze dias - e a sua enorme actividade (era muitas vezes, mestre de canto e encenador dos seus espectáculos) não lhe permitiram realizar uma obra homogénea. Nela se encontram, lado a lado, o melhor e o pior: o atractivo de uma inesgotável veia lírica é muitas vezes enfraquecido pela vulgaridade da harmonia e da instrumentação.
Salvo raras excepções – entre as quais se contam Elisir d'Amore e Don Pasquale, duas obras-primas da ópera bufa, dignas de Rossini – o interesse das óperas de Donizetti está ligado ao culto do bel canto e ao fascínio da exploração vocal.

Donizetti escreveu 71 óperas, sérias e bufas, das quais as mais célebres são Anna Bolena, Elisir d'Amore, Lucrezia Borgia, Lucia di Lammermoor, La favorite,e Don Pasquale. Além disso, compôs 115 obras religiosas, oratórios, sinfonias e música de câmara.

free counters
*