i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Paganini - Cantabile

CANTABILE E VALSA
Nicolò Paganini
.
PROGRAMA DE 26.Abr.2007
.
OUVIR A OBRA
.
Nicolò Paganini foi o mais famoso violinista de todos os tempos. Nasceu em Génova e viveu entre 1782 e 1840.
Nicolò foi educado para ser um menino prodígio, pelo pai que o obrigava a estudar violino de manhã à noite.
Tocou em público pela primeira vez aos onze anos, fugiu de casa ainda adolescente e actuou em diversos lugares, também como guitarrista e maestro.
Perdeu o seu violino ao jogo, mas um mecenas ofereceu-lhe um novo violino – nada menos que o seu famoso Guarnieri.

Esteve três anos ao serviço de uma irmã de Napoleão, mas como um virtuoso independente e viajante que passou todo o resto da sua vida – uma vida cheia de controvérsia e mistério, pautada por uma extrema fogosidade e inúmeras aventuras com amantes (que inclusivamente o levou à prisão por ter assassinado uma amante). Tudo isso criou a Paganini uma auréola de personagem inspirada por forças demoníacas.

A apresentação de Paganini nos centros musicais europeus produziu uma sensação sem igual. Em 1829, um amigo de Goethe escreveu a este, referindo-se ao extraordinário violinista: "com os seus malditos concertos, enlouquece homens e mulheres".
Nicolò Paganini revolucionou a técnica de exceução do violino e influenciou muitos outros compositores – inclusivamente grandes pianistas, como Liszt, Schumann e Brahms.
A sua música, para além de todas as dificuldades técnicas, encerrava mais do que destreza acrobática: possuía também grande força expressiva, era gentil e de uma profunda sensibilidade romântica. Como escreveu Heinrich Heine, "eram sons que o ouvido não entende, mas que só o coração pode sonhar".

De Nicolò Paganini, inigualável virtuoso do violino e da composição de peças cantabile, vamos ouvir um CANTABILE E VALSA, interpretado pelo violinista Gudolff Rendel.

free counters
*