i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

5 - Barry Tuckwell

Março/5
aniversário do nascimento de
Barry Tuckwell
(1931)
.
.
Trompista e professor franco-australiano, que passou a maior parte da sua vida profissional na Inglaterra e Estados Unidos.
Barry Emmanuel Tuckwell nasceu em Melbourne, Austrália, no dia 5 de Março de 1931. Depois de estudar piano, órgão e violino, começou a estudar trompa aos 13 anos. Num prazo de seis meses já tocava profissionalmente. Estudou no Conservatório de Sydney com Alan Mann. Tuckwell costumava dizer: “A trompa escolheu-me. Desde o princípio, tocar trompa foi algo que eu sabia que podia fazer.” Aos 15 anos, já Barry Tuckwell fazia parte da Orquestra Sinfónica de Melbourne. Aos 16 juntou-se à Sinfónica de Sydney, onde permaneceu durante 3 anos e meio, antes de partir para Inglaterra, onde pertenceu a várias orquestras, incluindo a Sinfónica de Londres.
Em 1968 Barry Tuckwell iniciou a sua carreira como solista e maestro. Durante 30 anos actuou, unicamente, como solista e em 1997 deu o seu último concerto com a Orquestra Sinfónica de Baltimore. Recebeu 3 nomeações para os Grammy Awards, foi o primeiro Presidente da Sociedade Internacional de Trompa e é presidente honorário da Sociedade Inglesa de Trompa.

*