i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

20 - Sviatoslav Richter

Março/20

aniversário do nascimento de
Sviatoslav Richter
(1915-1997)

.
.
Um excepcional nome da música, um pianista único
.
.
Nasceu em 1915 e viveu até 1997, este ucraniano, filho de uma russa e de um alemão. Os pais quiseram que ele aprendesse piano… embora não estivessem certos do seu talento. Ele aprendeu com facilidade, mas o instrumento que mais o apaixonava era a voz – e fez-se pianista acompanhador na Ópera de Odessa. Tinha então 15 anos. Depois, o célebre Prof. Heinrich Neuhaus desanimou com a indisciplina e a irreverência dele no Conservatório de Moscovo. Mas Sviatoslav ganhou todos os primeiros prémios de piano.
Aos 25 anos deu o seu primeiro concerto público - um tremendo sucesso. Lançou-se a fazer leituras completamente novas das partituras mais difíceis para piano - deixou o mundo boquiaberto.
Logo a seguir, o exército soviético, suspeitando da origem alemã da família, fuzilou o seu pai. 5 anos depois, o governo soviético conferiu-lhe o Prémio Staline. E logo a seguir o título de Artista do Povo.
Ao piano, tocava com intensidade, com sinceridade, com liberdade de interpretação, com virtuosismo. Tocou piano durante 60 anos. Tocou tudo, tocou todos os compositores, tocou em todos os palcos e em todos os estúdios. Quando morreu, muitos disseram que nunca se tinha ouvido ninguém tocar assim.
.

.
Bela Bartok
Concerto #2, Sz 83, para piano e orquestra
(3º andamento)
pianista Sviatoslav Richter

---------------------------------------------------------------------------

*