22 - Jean-Baptiste Lully
aniversário da morte de
Jean Baptiste Lully
(1632-1687)
.
.
.
Giovanni-Battista Lully era o nome de nascença deste italiano nascido em Florença. Da sua infância muito pouco se sabe. Foi na sua cidade natal que aprendeu a tocar violino sozinho, e aos catorze anos um nobre (cavaleiro de Guise) levou-o para França para ensinar italiano a uma sua sobrinha. Devido aos seus talentos de mimo, bailarino e violinista, entrou para a orquestra da corte de Luis XIV, onde se destacou como violinista.
Em 1671 ocupou o posto de compositor oficial do rei. Três anos depois tornou-se mestre de música da família real
O maior contributo de Lully para a História da Música residirá na criação de vários géneros musicais como a "Comédie-Ballet" (em colaboração com Moliére) a "Tragédie Liryque", e a criação de uma tradição de música instrumental expressa na criação da típica "Ouverture" (que foi sucessivamente recriada pelos compositores franceses e adoptada por Bach e Haendel), ou das "Suites" instrumentais igualmente recriadas e provenientes da tradição da dança de corte francesa e do "Ballet-de-Cour".
Giovanni-Battista Lully era o nome de nascença deste italiano nascido em Florença. Da sua infância muito pouco se sabe. Foi na sua cidade natal que aprendeu a tocar violino sozinho, e aos catorze anos um nobre (cavaleiro de Guise) levou-o para França para ensinar italiano a uma sua sobrinha. Devido aos seus talentos de mimo, bailarino e violinista, entrou para a orquestra da corte de Luis XIV, onde se destacou como violinista.
Em 1671 ocupou o posto de compositor oficial do rei. Três anos depois tornou-se mestre de música da família real
O maior contributo de Lully para a História da Música residirá na criação de vários géneros musicais como a "Comédie-Ballet" (em colaboração com Moliére) a "Tragédie Liryque", e a criação de uma tradição de música instrumental expressa na criação da típica "Ouverture" (que foi sucessivamente recriada pelos compositores franceses e adoptada por Bach e Haendel), ou das "Suites" instrumentais igualmente recriadas e provenientes da tradição da dança de corte francesa e do "Ballet-de-Cour".