i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

31 - Franz Schubert

Janeiro/31
aniversário do nascimento de
Franz Schubert
.
Franz Peter Schubert nasceu em 31 de Janeiro de 1797 em Lichtenthal, uma aldeia nos arredores de Viena. Filho de um mestre-escola nascido da Morávia e de uma cozinheira nascida na Silésia, teve 13 irmãos, mas apenas 4 sobreviveram.
Deu os primeiros passos na música pela mão do pai, que lhe ensinou violino e do irmão mais velho, com quem aprendeu piano, e tocando na família num quarteto em que lhe cabia a execução de viola. O talento da criança justificou o esforço da família, para que estudasse com um mestre, enquanto tocava violino e cantava no coro da paróquia.
Aos 11 anos Franz foi ouvido por Antonio Salieri, compositor oficial da corte (que também foi mestre de Mozart), o que lhe valeu um lugar de soprano no coro da corte e uma bolsa de estudo num dos melhores colégios de Viena. Depois, foi uma vida de criação e produtividade imensas.
Dessa vida nasceram 600 lieder, a imortal Ave Maria, concertos e peças de piano e sinfonias que enriqueceram o património da humanidade mas de pouco adiantaram a um génio que lidava mal com o dinheiro e morreu sem ver publicadas algumas das suas mais geniais obras. Depois da morte, as partituras de Schubert foram vendidas ao desbarato – e vieram a enriquecer editores como Diabelli.
O eterno viandante morreu na miséria, vítima de tifo, às 15:00 horas de um dia 19 de Novembro de 1828, com apenas 31 anos de idade. Foi sepultado num pequeno cemitério local e 60 anos mais tarde trasladado para o cemitério central de Viena, para repousar ao lado de Beethoven. Continua ainda hoje lembrado por uma estátua digna, na principal praça de Viena, cidade da música e dos músicos maiores.

O Impromptus op.90, nº4, D899
interpretação de S. Rachmaninov ................................ interpretação de Maria João Pires (extractos)

.........

free counters
*