i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

7 - George Gershwin

Janeiro/7
aniversário de
Rhapsody in Blue




.

No dia 7 de Janeiro de 1924 George Gerschwin sentou-se ao piano e terminou a composição da sua obra mais conhecida: Rhapsody in Blue.

Rhapsody in Blue é uma obra que combina elementos de música clássica e do jazz. Foi composta a convite do maestro Paul Whiteman. George Gerschwin hesitou muito devido à polémica que o seu estilo, misturando elementos de jazz e música erudita, já vinha causando desde o seu primeiro sucesso, a canção Swanee, interpretada por Al Jonson no musical Sinbad. Mas, apesar dos receios, aceitou a tarefa. As discussões em torno da obra só seriam superadas pelas da ópera Porgy and Bess onde o autor aborda temas raciais de forma radical para a época.


Na primeira apresentação pública de Rhapsody in Blue, a 12 de Fevereiro de 1924, no Aeolian Hall, em Nova Iorque, estavam presentes, na audiência, nomes como Stravinsky, Rachmaninov e Leopold Stokowski. O evento foi um sucesso, causando forte impacto no público, nos músicos e na crítica. Com o próprio Gershwin ao piano, como solista, a interpretação de "Rhapsody in Blue" encantou a plateia e, a partir desse dia, Gershwin ganhou maior dimensão pela capacidade de criar obras extensas de conteúdo importante. Foi a sua consagração definitiva.




free counters
*