i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

6 - Dizzy Gillespie

Janeiro/6


aniversário da morte de
Dizzy Gillespie
(1917-1993)


.
Victory Ball, de Lennie Tristano
Orquestra de Dizzy Gillespie

.
.
6 de Janeiro. Dia para homenagearmos uma das maiores figuras no desenvolvimento do movimento bebop no jazz moderno: Dizzy Gillespie.
.
John Birks Gillespie, conhecido como Dizzy Gillespie, nasceu na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a 21 de Outubro de 1917. Foi trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz, instrumentista virtuoso e dotado improvisador. A juntar às suas capacidades instrumentais, os seus óculos, a forma de cantar e tocar, o trompete recurvo e a personalidade alegre faziam dele uma pessoa especial, dando um aspecto humano àquilo que muitos, incluindo alguns dos seus criadores, classificavam como música assustadora.
Em relação à forma de tocar, Gillespie construiu a sua interpretação a partir do estilo "saxofónico" de Roy Eldrige. As suas marcas pessoais eram o trompete (com a campânula inclinada 45º em vez de ser a direito) e as bochechas inchadas (tradicionalmente os trompetistas são ensinados a não fazer “bochechas”). Para além do seu trabalho com Charlie Parker, Dizzy Gillespie dirigiu pequenos agrupamentos e big bands e aparecia, frequentemente, como solista com a Norman Granz's Jazz at the Philharmonic. No início da sua carreira tocou com Cab Calloway, que o despediu por tocar “música chinesa”.
Nos anos 40, do séc. XX, Gillespie liderou o movimento da música Afro-Cubana, trazendo elementos latinos e africanos para o jazz, e até para a música pop, em particular a salsa. Em 1979 publicou a sua autobiografia intitulada “To Be or not to Bop”, e foi vítima de um cancro a 6 de Janeiro de 1993. Está sepultado no cemitério de Flushing, em Queens, Nova Iorque e tem uma estrela no passeio da fama, em Hollywood.

*