i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

4 - G.B. Pergolesi

Janeiro/4
aniversário do nascimento de
Giovanni Batista Pergolesi

(1710-1736)
.
'Sono imbrogliato', de 'La Serva Padrone'
.
.
Giovanni Batista Pergolesi nasceu em Jesi, próximo de Ancona (Itália) e viveu entre 1710 e 1736. Viveu apenas vinte e seis anos, mas firmou-se como uma das personalidades musicais mais influentes do início do século XVIII.
Escreveu inúmeras óperas, relativamente bem sucedidas, embora não proeminentes. A sua música eclesiástica, no entanto, estabeleceu um novo padrão musical quando, no início do século e precisamente na transição do alto barroco para o classicismo, conseguiu unificar os estilos novo e antigo.
Preservando o contraponto erudito de stile antico ao mesmo tempo que trazia para a Igreja a linguagem decorativa e ornamentada da ópera italiana. Esta característica musical de antigo/novo foi o elemento fascinante do Stabat Mater para o século XVII, e estendeu a sua influência até Mozart e Haydn.
O verdadeiro êxito de Pergolesi começou depois da sua morte, designadamente com a decisiva influência que teve no começo da ópera cómica francesa, desencadeando a chamada “Querela dos Bouffons”.

free counters
*