i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

3 - Baldassare Galuppi

Janeiro/3

aniversário da morte de
Baldassare Galuppi

(1706-1785)







Baldassare Galuppi foi um compositor veneziano que se notabilizou pelas suas óperas, sobretudo na opera buffa.
.
Nasceu na ilha de Burano, na Lagoa de Veneza, por isso se tendo tornado conhecido por “Il Buranello”.
A sua primeira tentativa na ópera, “La fede nell'incostanza ossia gli amici rivali” (1722) foi um rotundo falhanço. Depois estudou música com Antonio Lotti, fez um curto período como cravista em Florença, voltou a Veneza e tentou de novo a ópera. Desta vez, a sua ópera séria Dorinda (1729) foi um sucesso e lançou a sua carreira dramática.
Em 1740 foi nomeado director do Ospedale dei Mendicanti e em Veneza veio a ocupar o lugar de maestro di cappella de S. Marcos, o mais importante lugar musical da época. Embora tenha trabalhado a maior parte da sua vida em Veneza, também trabalhou em Londres (1741-1743) e na corte de Catarina a Grande, em S. Petersburgo (1765-1768).

A sua primeira opera buffa foi L'Arcadia in Brenta (1749), simultaneamente a sua primeira colaboração com o libretista Carlo Goldoni, com quem veio a compor numerosas outras óperas. O libreto de Goldoni Il Mondo della Luna, posto em cena por Galuppi, viria a ser depois utilizado por outros célebres compositores, incluindo Joseph Haydn e Giovanni Paisielo. As obras seguintes incluíram L'amante di tutte (1760) e I tre amanti ridicoli (1761), escritas em libreto por seu irmão Antonio Galuppi, que escrevia com o nome de A. Liteo.
Nos últimos anos de vida a sua produção operática diminuiu consideravelmente. Entre as suas obras não operáticas há numerosas peças para cravo e vários oratórios.
Quando morreu, Galuppi era uma das mais proeminentes figuras musicais em Veneza – o que lhe valeu a edificação de um memorial na Praça de S. Marcos.


.Concerto em dó M
pianista Arturo B. Michelangeli


AUDIO:
1. “Alla Tromba della Fama” para Soprano, Trompete, Cordas e Baixo Continuo
Maria Keohane, soprano / Niklas Eklund, trompete barroco / Wasa Baroque Ensemble

 1 - - - -  2
2. Concerto para Cravo em lá M



Memorial, em Veneza


*