i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

2 - Mili Balakirev

Aniversário do nascimento de Mili Balakirev
(1837-1910)


Balakirev, importante compositor russo, nasceu nesta data, no ano de 1837.

Mili Alekseievitch Balakirev, que nasceu em Nijni-Novgorod, viveu entre 1837 e 1910. Começou por estudar música como autodidacta, recebendo da mãe as primeiras lições; depois aperfeiçoou a sua educação musical na casa de, Ubilichev um melómano rico que escrevia obras sobre Mozart e Beethoven.
Em 1855 (tinha 18 anos e estudava matemática na universidade), Ubilichev leva-o a São Petersburgo e apresenta-o a Glinka. Não restam dúvidas da sua vocação para a música. Começa a carreira de pianista; conhece Cesar Cui e Mussorgsky.
Fundou, em São Petersburgo, uma escola livre de música e, ao mesmo tempo, o célebre Grupo dos Cinco (com Cui, Borodin, Mussorgsky e Rimski-Korsakov). Lançou-se na descoberta dos tesouros do folclore russo; começou a edição completa das obras de Glinka; deu aulas, supervisionou o trabalho dos seus amigos compositores, organizou e dirigiu concertos, fundou associações.
Apesar de a sua actividade ter abrandado devido a uma doença neurológica grave, a partir de 1883 ainda exerceria o cargo de director da capela imperial, tendo como assistente Rimski-Korsakov.
Viria a morrer em São Petersburgo, em Maio de 1910.

Deixou o importante legado da fundação da escola musical russa (em que foi tão importante como Glinka) e da influência que exerceu nos seus compatriotas, com o profundo conhecimento do folclore russo e das formas e estilos da Europa Ocidental.















*