i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

26 - Giuseppe Tartini




Fevereiro/26

aniversário da morte de

Giuseppe Tartini

(1692-1770)



Quando morreu, a 26.Fev.1770, Giuseppe Tartini tinha 78 anos – tinha nascido em 1692.



Recebeu lições de música e violino desde cedo, mas até aos 20 anos pouco se interessou pela música, preferindo o curso de Direito, que frequentou na Universidade de Pádua. Casou secretamente com a sobrinha de um cardeal e isso valeu-lhe ordem de prisão. Para fugir, refugiou-se num convento de franciscanos – e foi durante esse longo retiro que se dedicou intensamente à música.

Nessa época compôs muitas obras e, sobretudo, estudou em profundidade a técnica do violino, tendo mesmo pesquisado novas possibilidades para o instrumento. Ao mesmo tempo, fez importante trabalho didáctico, escrevendo um Tratado de música segundo a verdadeira ciência da harmonia. Depois de livre da ameaça de prisão e afirmadas as suas qualidades de virtuoso violinista e brilhante professor, fundou a Escola das Nações, onde se formaram grandes violinistas da época.

Célebre pela sonata “Trilo do Diabo” (que dizia ter-lhe sido sugerida em sonho pelo próprio demónio e que ficou para sempre como uma peça restrita a grandes virtuosos), ficou a ser considerado o maior violinista do séc XVIII e distinguiu-se como compositor a quem se deve importante evolução da estrutura da sonata e do concerto













free counters
*