i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

8 - Keith Jarrett

Maio/8

aniversário do nascimento de
Keith Jarrett
(1945)

.
.
.
Keith Jarrett nasceu em Allentown, Pensilvânia, a 8 de Maio de 1945.
Nascido numa família em que se respirava a música, o menino precoce, que aos 12 meses falava correctamente, começou a escrever música aos 3 anos e aos 5 ganhou o seu primeiro prémio como pianista. Em 1962, com 17 anos, começou a fazer gravações em estúdio.
Estudou com a famosa professora Nadia Boulanger, em Paris. Em 1966 integrou o quarteto de Charles Lloyd, com o qual fez uma digressão no Extremo Oriente e na União Soviética. Em 1969 passou a fazer parte do grupo de Miles Davis tocando piano eléctrico.
Quando deixou Miles Davis, Keith Jarrett deixou para sempre os teclados eléctricos. Em 1972 iniciou a sua famosa série de concertos improvisados da qual resultaram gravações que se tornaram populares.
Nos anos oitenta, Jarrett interpretava tanto o clássico como o jazz, mas nos anos noventa passou a gravar exaustivamente a sua série "Standards Trio", com o baixista Gary Peacock e o baterista Jack DeJohnette.
.
Compositor e pianista que se notabilizou na área do jazz, tem formação e técnica pianística que lhe dão perfeito domínio e frequente apetência por outros estilos, tão diversos como os blues, o gospel ou a música clássica.
Tem passado pelos mais importantes palcos da “grande música”, fazendo notáveis duetos com outros grandes pianistas e performances com as mais conceituadas orquestras. Mas o seu máximo brilho constata-se, talvez, na técnica de improvisação, que chega a ser deslumbrante.
.
-------------------------------------------------------------------------------------

free counters
*