i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

9 - Carlo Maria Giulini

Maio/9

aniversário do nascimento de
Carlo Maria Giulini
(1914-2005)

.
.
Carlo Maria Giulini nasceu a 9 de Maio de 1914 em Barletta, perto de Bari.
Estudou na Academia de Santa Cecilia, em Roma - e nesta instituição fez o início da sua carreira musical, como violetista, tendo no período entre guerras sido dirigido por todos os grandes maestros: Klemperer, Walter Furtwängler, Kleiber, Strauss, Stravinsky, Monteux são apenas os nomes de alguns deles.
O auge da celebridade viria cedo, ainda na década de 1950, quando se tornou maestro do Teatro Scala de Milão.
Na História do Scala – e para a História da Música do séc. XX – ficará sempre a noite de 28.Mai.1955, a da memorável Traviata com Maria Callas e Giuseppe di Stefano, encenada por Luchino Visconti. Os anos 50 e 60 são também os de grandes gravações para a EMI e de extraordinárias produções operáticas em Covent Garden e no Metropolitan de Nova Iorque.
A partir de 1968, insatisfeito com as condições de trabalho nos teatros de ópera, dedica-se ao repertório sinfónico e trabalha como maestro convidado principal da Sinfónica de Chicago, titular da Sinfónica de Viena e da Filarmónica de Los Angeles
Para a História da ópera, Giulini deixa acima de tudo a inesquecível Traviata de 1955, uma Italiana em Argel de 1954, um Don Giovanni de 1959, ou um Rigoletto de 1979 e um Falstaff de 1982.

*