i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

18 - Gustav Mahler

Maio/18

aniversário da morte de
Gustav Mahler
(1860-1911)

.
.
Gustav Mahler nasceu em Kaliště, na Boémia, no dia 7 de Julho de 1860.
Apesar de ter sido um grande compositor, a sua obra só viria a ser reconhecida nos anos 60. Para isso contribuíram as gravações de Leonard Bernstein, um de seus sucessores à frente da Filarmónica de Nova Iorque, assim como biografias, escritas por Theodor Adorno e Otto Klemperer, publicadas na década de 60. A última contribuição para a sua redescoberta foi a utilização do Adagietto da 5ª sinfonia como parte da banda sonora do filme “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti, em 1970.
A música de Mahler é impregnada de romantismo, mas possui novas tendências. As suas composições seguem a linha de Anton Bruckner e Beethoven.
Compôs dez sinfonias, sendo que a última foi completada por Deryck Cooke, um investigador britânico, em 1964. A estreia, em 1910, da sua 8ª Sinfonia (A Sinfonia dos Mil), dirigida por ele mesmo, precisou de dois coros e um terceiro de vozes brancas, oito vozes solistas, órgão e orquestra.
Foi, também, um apreciado intérprete de obras clássicas.
Em 1907, abandonou Viena para se instalar em Nova Iorque, onde dirigiu a Orquestra Filarmónica. Mas veio a falecer em Viena, no dia 18 de Maio de 1911.

free counters
*