i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Verdi - Aida

22.Jun.2007

BALLET E MARCHA TRIUNFAL
(Aida)
Giuseppe Verdi
.

OUVIR O PROGRAMA
(Locução:1min20 // Música:6min00)
.
.
Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (Roncole, 10.Out.1813 — Milão, 27.Jan.1901)

Celebramos hoje Giuseppe Verdi, compositor e patriota muito querido dos italianos, que teve uma vida cheia de sucessos, mas também recheada de dissabores.
Logo aos 18 anos, foi impedido de ingressar no Conservatório de Milão – não por falta de talento, mas por excesso de idade. Teve de regressar à sua pequena cidade e trabalhar como mestre de capela e maestro de banda – mas receberam-no com inveja e hostilidade… e voltou para Milão.
Em 1840, quando tinha 27 anos, perdeu de seguida os dois filhos e a jovem esposa, ao mesmo tempo que a sua segunda ópera era um fracasso. Prometeu que nunca mais comporia – e só o Director do Teatro Alla Scala o conseguiu demover.
E em boa hora: Verdi compôs então a ópera Nabuco. A ária Va pensiero su ali dorate (que já aqui passámos) foi considerada um símbolo nacional pelos italianos, que estavam sob repressão de austríacos e franceses e, por isso, se reviam no famoso Coro dos Escravos.
Depois disso, Verdi construíu um fabuloso património musical, sobretudo no domínio da ópera.
Ernani, Rigoletto, Don Carlos, Um Baile de Máscaras, O Trovador, Otello e Falstaff são apenas exemplos, a par de La Traviata, que no princípio foi um fracasso e hoje continua a ser uma das óperas mais encenadas em todo o mundo.
…Tal como a nossa escolha de hoje, a celebérrima Aida. Ela narra a tragédia do guerreiro Radamés, que esquece a guerra e a sua pátria por amor de Aida. Um amor até à morte.
Lembremos que Aida foi composta por encomenda do governo egípcio para a inauguração do canal de Suez – e estreou no Cairo a 24.Dez.1871
Uns anos mais tarde, em 1876, a Aida foi apresentada pela 1ª vez em Londres. Num dia 22 de Junho… como hoje.
.
* Ballet e Marcha Triunfal, da ópera Aida
* Orquestra Sinfónica da Rádio de Laibach, dirigida pelo Maestro Marco Munih

free counters
*