i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Adam - Giselle

28.Jun.2007
GISELLE
(VALSA)
Adolphe-Charles Adam
OUVIR O PROGRAMA
(Locução:2min20 / Música:4min50)

.
Aconteceu no dia 28 de Junho. Fanny Essler, a mais famosa bailarina da época, preparava-se para “morrer” logo no 1º acto.
Falemos, antes de mais, de Adolphe Adam. Embora o nome possa criar a dúvida sobre se era alemão ou inglês, a verdade é que se trata de um francês, compositor e prestigiado crítico musical. Adolphe Charles Adam, para sermos mais precisos.
Adolphe Adam nasceu, viveu e veio a morrer em Paris. Foi também na “cidade das luzes” que se distinguiu, não só como crítico de música, mas também como professor do Conservatório. Além disso, foi um compositor muito produtivo. Compôs sobretudo ópera.
“Inúmeras” é o que dizem das obras dele – óperas cómicas e música sacra em grande quantidade, diga-se. Mas não foi por isso que ficou especialmente famoso. Nem por isso, nem por um célebre Cântico de Natal que os ingleses depois baptizaram de “Oh Holly Night” e que foi a primeira peça musical a ser transmitida por rádio, na noite de Natal de 1906.
Adolphe Adam foi, além de tudo isso, nem mais nem menos que o compositor de Giselle – um dos bailados mais famosos ao longo destes 165 anos.
Giselle é o tal bailado em que a protagonista morre logo no 1º acto… E apesar disso todas as grandes “senhoras” do bailado quiseram esse papel!

Giselle é uma aldeã que se apaixona por um homem que julga ser camponês. Descobre que se trata de um nobre que esconde a sua verdadeira identidade. A desiludida apaixonada morre cedo. Morre ou mata-se…
A obra, que chocou a sociedade da época do Romantismo porque a pobre Giselle se suicidava, foi mais tarde modificada. Ganhou ares de bailado vanguardista russo. E Giselle “passou” a morrer de ataque cardíaco.
O resto da obra continuou… e continua. Depois do 1º acto, os fantasmas e espíritos de Giselle têm continuado a proteger e perdoar ao seu amado – tudo num bailado que exige perfeição técnica das bailarinas.
Adam viveu entre 1806 e 1851. Giselle estreou em Paris no dia 28.Jun.1841.
.
* Orquestra Filarmonia de Londres, Maestro Alfred Scholz
.
.
AMANHÃ
Ignacy Paderewski
Balada n. 3, em Lá bemol, para piano - F. Chopin
.
_________________________
_________________________

free counters
*