i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Paderewski - Chopin

29.Jun.2007
BALADA
(Chopin)

Ignacy Jan Paderewski
OUVIR O PROGRAMA
(Locução:1min29 / Música:4min00)

Ignacy Jan Paderewski
(1860-1941)
.
Músico, grande músico é o Senhor Primeiro-Ministro! – este elogio deve ter sido dirigido muitas vezes ao homem que hoje homenageamos.

A 29.Jun.1941 morreu em Nova Iorque Ignacy Jan Paderewski, cidadão polaco que chegou a primeiro-ministro do seu país. Mas nesse dia a Polónia e o mundo disseram o último adeus a quem foi sobretudo um notável compositor e grande pianista.
Paderewski, que viveu entre 1860 e 1941, conheceu todos os patamares do sucesso. Entusiasmou multidões de admiradores, deu concertos nos principais palcos da Europa e da América, viajou e viveu em diversos países.
Por amor à sua pátria, lutou pela independência da Polónia durante a I Grande Guerra, deu sucessivos concertos em benefício dos polacos vítimas da guerra, foi leader da resistência durante a II Guerra Mundial, e teve de acabar a vida nos Estados Unidos, longe da sua Polónia.

Paderewski continua a ser recordado e ouvido como um dos mais distintos intérpretes da difícil música de Chopin. A predilecção que tinha pela obra pianística do seu ilustre compatriota levou mesmo a que fizesse, por sua própria conta, uma edição completa da obra de Chopin.

* Balada nº 3, em Lá bemol, para piano, de Chopin
* interpretada por Ignacy Paderewski
.
.
PRÓXIMO PROGRAMA
Gluck - Dança dos Espíritos Abençoados
.
_______________________

_______________________

free counters
*