i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Telemann - Concerto Ré M.

25.Jun.2007

CONCERTO EM RÉ MAIOR
Georg Philipp Telemann

OUVIR O PROGRAMA
(Locução:1min20 * Música:2min25)

.
No dia 25.Jun.1767, faz hoje 240 anos, morreu um dos mais prolíferos compositores do Barroco Alemão. Não falamos de Bach. Mas de um amigo dele. Amigo e compadre…

Georg Philipp Telemann nasceu em Magdeburgo e viveu entre 1681 e 1767.
Homem de grande amor à sabedoria e vontade férrea, Telemann foi autodidacta, mas estudou letras e ciências na Universidade de Leipzig.
Das muitas viagens que fez, apreendeu os diferentes estilos musicais da época e aproveitou-os na sua própria criação de compositor.
Enquanto o seu amigo Johann Sebastian Bach desenvolvia a composição musical, na prática como na teoria, Telemann tornava-se conhecido pela facilidade e habilidade que tinha a criar novas composições. Tantas, que nunca foi capaz de saber ao certo quantas obras eram.
Além de trabalhar intensamente na composição, Telemann ocupou uma série de cargos importantes no domínio da música. Foi director musical das cinco maiores igrejas de Hamburgo, até que morreu.
Esse cargo foi depois ocupado por Carl Phillipp Emanuel Bach, um dos 20 filhos de Johann Sebastian – e afilhado de Telemann.
.
* Vivace, do Concerto em ré maior para Trompa, Cordas e Baixo Contínuo.
* Interpretação foi do Neues Babisches Collegium Musicum de Leipzig
..
AMANHÃ
.
MOZART - Sinfonia nº 39, K.543, em Si b. Maior (Finale)

*