i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Offenbach - Gaîté Parisienne

20.Jun.2007

GAÎTÉ PARISIENNE
Jacques Offenbach
OUVIR O PROGRAMA
(Locução: 1min20 / Música: 6min20)

.
Num dia 20 de Junho, como hoje, nasceu um homem que havia de animar, com a sua música, as orgias da mais alta sociedade parisiense do séc. XIX.

Offenbach era um alemão (nascido em Colónia) que tinha adoptado Paris como sua cidade e onde começava no ano de 1858 a afirmar a sua carreira de compositor e violoncelista.
A crítica havia de chamá-lo o "Liszt do violoncello", a par da apresentação de uma série de concertos nas principais capitais europeias, inclusivamente na corte de Londres, onde tocou para a rainha Victoria.
Na França do séc. XIX ganhou fama o tema musical de uma opereta, então mais badalada que qualquer outra: o Can-Can. Era um dos temas da opereta Orfeu no Inferno. O seu autor era Jacques Offenbach.
Dele se disse que regeu o can-can que as platéias dançavam, sendo um participante embriagado e um espectador cínico da orgia da classe alta de Paris.

As cenas de opereta ganharam adeptos, celebridade e animação; Offenbach previa-o quando deu o título à peça que vamos ouvir: Gaité Parienne.
.
* Gaité Parisienne, excerto da opereta Orfeu no Inferno

free counters
*