i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

15 - Glenn Miller


Dezembro/15
aniversário da morte de
Glenn Miller
(1904-1944)




No dia 15.Dez.1944, um dos artistas mais populares dos Estados Unidos, líder de vendas de discos entre 1939 a 1943, desaparecia num acidente de avião. Glenn Miller, cujo corpo nunca foi encontrado, tinha 40 anos.

Alton Glenn Miller nasceu no Iowa, EUA, em 1904. Aos 11 anos, com o dinheiro conseguido a ordenhar vacas, conseguiu comprar o seu primeiro trombone e entrou para a orquestra da cidade de Grant City, no estado de Missouri.
Em 1923 entrou na faculdade de Colorado, onde estudava para se tornar músico. Acabou por abandonar o curso, decidido a tocar um estilo mais popular do que o ensinado na Academia. Foi nesta época que compôs a sua música mais famosa, Moonlight Serenade.
Nos anos seguintes trabalhou como músico de estúdio e acompanhou diversos nomes do jazz em turnées pelos EUA. Em 1935, fez a primeira aparição no cinema, no filme The Big Broadcast of 1936, como membro da Ray Noble Orchestra.
Em 1938 conquistou o sucesso ao lançar discos pela RCA, uma das principais gravadoras da época. A revista Time certa vez afirmou que "em cada uma das 300 mil jukeboxes nos EUA há um disco de Glenn Miller".
No auge do sucesso, em 1942, Miller resolveu alistar-se como voluntário do exército americano para ajudar as tropas durante a Segunda Guerra Mundial. Como já tinha 38 anos, não foi mandado para os campos de batalha. Foi recusado pela Marinha, alistou-se como brigadeiro do Exército e acabou nas Forças Aéreas, onde fez trabalhos administrativos e dirigiu uma banda.
Na Inglaterra chegou a gravar para propagandas do exército americano e uma série de discos no lendário estúdio Abbey Road. Foi a última gravação que conduziu.
Em 15 de dezembro de 1944, viajava com a sua banda da Inglaterra para a França, para animar uma festa para soldados que tinham vencido a batalha em Paris. Durante uma tempestade o avião onde viajava Glenn e sua banda desapareceu e nunca foi encontrado. Deixou a mulher e dois filhos adoptados um ano antes. Na época especulou-se que o avião tinha sido abatido por engano por um caça inglês, informação nunca confirmada.

Glenn Miller gravou mais de 120 canções como músico de estúdio ou líder de banda e até hoje as suas composições são lembradas e executadas em todo o mundo.

free counters
*