i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

20 - Artur Rubinstein

Dezembro/20
aniversário do nascimento de
Artur Rubinstein
(1887-1982)
.

.
.
.20 de Dezembro. Um bom dia para lembrarmos um dos maiores pianistas do século XX.
..
Rubinstein, que nasceu na cidade polaca de Lodz no ano de 1887, abandonou os palcos em 1877 – e com essa bonita idade de 90 anos era ainda um dos maiores músicos da sua era. Foi pianista profissional durante mais de 70 anos e até ao fim aclamado por todo o mundo como um excepcional intérprete, sobretudo das difíceis obras de Chopin e Brahms.
O estilo com que interpretou Chopin fez escola. As partituras eram despidas de qualquer sentimentalismo e convertidas a uma perfeição técnica impressionante, porque resultava a ideia do que era a pura musicalidade do grande compositor.
Tocou Schubert e Bach com o mesmo virtuosismo e levou alguns importantes compositores a escreverem obras expressamente para serem interpretadas por ele, como foi o caso de Manuel de Falla.
Em 1940 a invasão alemã obrigou-o a fugir de França e refugiar-se nos Estados Unidos. Em 1946 foi-lhe concedida a cidadania norte-americana e com ela viveu o resto da sua vida. A experiência do nazismo e o respeito pelo seu povo polaco levaram-no a nunca mais voltar a tocar na Alemanha.

free counters
*