i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

22 - Giacomo Puccini


Dezembro/22

aniversário do nascimento de
Giacomo Puccini
(1858-1924)
..





A 22.Dez.1858 a família Puccini festejava um acontecimento muito desejado:
nascia finalmente um rapaz.

Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini – assim o baptizaram, apesar de o pai, cansado de frustrações com o nascimento de cinco filhas seguidas, já ter preparado os mais estranhos nomes femininos.

E a verdade é que Giacomo não desiludiu aquela família de várias gerações de músicos: revelou um excepcional talento musical – e viria a tornar-se o mais bem sucedido compositor de ópera da sua época.
A sua primeira ópera, Le Villi, foi composta em 1883 para participar num concurso. Não ganhou o primeiro prémio, mas chamou a atenção do dono da Editora Musical Ricordi, que lhe encomendou uma segunda ópera. Edgar foi o título dado a essa obra, que estreou no Teatro Scala de Milão. Mas foi também um fracasso.
Mas depois vieram obras que puseram o público em êxtase: Manon-Lescaut, Tosca, La Bohème…
Fazia o público “rebentar de pranto”, como ele próprio gostava e se propusera. Mas a boémia parisiense, que inspirou o trágico destino da bordadeira Mimi, acabou por traduzir o modo de vida do próprio Puccini.
E a sua própria vida poderia ter inspirado uma ópera. Com um casamento turbulento, foi acusado pela mulher, ciumenta e paranóica, de manter relações íntimas com uma criada; a jovem, perseguida e infernizada, suicidou-se; e a autópsia revelou que era afinal virgem.

Puccini havia de morrer sem amigos e triste, sem conseguir terminar uma obra que sabia ser de qualidade muito especial: a ópera Turandot.




free counters
*