i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Tchaikovsky - Concerto Piano nº 1

--------------------------------

CONCERTO PARA PIANO E ORQUESTRA

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
.
PROGRAMA DE 2.MAI.2007
.
OUVIR A OBRA

.
PIOTR ILHITCH TCHAIKÓVSKI viveu no séc. XIX, tendo nascido a 7 de Maio de 1840 na cidade que então se chamava Kamsko-Wotkinski (e que actualmente se chama Tchaikovsky), e morreu em São Petersburgo, 6 de Novembro de 1893

Precoce, iniciou a aprendizagem de piano aos cinco anos, mas quando tinha dez anos a família decidiu que ele deveria ser advogado. Mandaram-no para a Escola de Direito de São Petersburgo, onde estudou – e mesmo antes de se formar foi empregado no Ministério da Justiça.

Porém, cedo deixou a carreira jurídica para se dedicar exclusivamente à música. Estudou no Conservatório de São Petersburgo até 1866, ano em que foi chamado pelo director do Conservatório de Moscovo, para dar aulas de Teoria Musical e Composição.

Tchaikóvski ficou célebre pelas suas obras para bailado – de que se destacam O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e o Quebra Nozes, que se baseia num conto de Natal, hoje representado em todo o mundo na época natalícia.

Mas compôs obras que igualmente obras que são inultrapassáveis referências da música clássica no domínio da música sinfónica – caso da Sinfonia “Patética”, que ele considerou a melhor das suas composições – e da música para piano.

Tão imortal como as obras que já referimos, é o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra – obra que é ainda hoje “obrigatória” para os maiores pianistas e as mais conceituadas orquestras de todo o mundo.

Tchaikóvski é, a par de Mozart, um dos poucos compositores aclamados que escrevia com igual à-vontade óperas, sinfonias, concertos e obras para piano.

Embora não faça parte do chamado Grupo dos Cinco (Mussórgski, César Cui, Rímski-Korsakov, Balakirev e Borodin) de compositores nacionalistas da Rússia, Tchaikovski compôs música que se tornou conhecida pelo seu carácter distintamente russo. Ainda assim, as obras de Tchaikovski foram muito mais ocidentalizadas do que aquelas de seus compatriotas, uma vez que ele utilizava elementos internacionais ao lado de melodias populares nacionalistas russas.

De Piotr Ilitch Tchaikovski, ouvimos o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra em Si bemol, op. 23, interpretado por Arthur Rubinstein, no piano, e pela Orq.Sinf.Boston, dirigida pelo maestro Erich Leinsdorf.

*