i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Haendel - Música Aquática

3.Mai.2007

SUITE DE MÚSICA AQUÁTICA
Georg Friedrich Häendel
OUVIR A MÚSICA

.
Segundo as pessoas que o conheceram, Haendel era um “homem muito corpulento, impetuoso, rude e autoritáro nos seus modos e conversação, mas totalmente desprovido de malícia…; nos seus mais violentos ataques de génio ou impaciência mantinha a jovialidade e um humor original”

A música terá tido a sua quota-parte de responsabilidade neste carácter de Haendel, impetuoso e impaciente, mas também jovial e bem humorado. Foram, de resto, o seu talento e a sua paixão pela música que ditaram ao jovem Georg Friedrich uma vida muito diferente da carreira de advogado que o pai tinha projectado para ele.

GEORG FRIEDRICH HAENDEL viveu entre 1685 e 1759. Nasceu na cidade alemã de Halle, onde fez os seus primeiros estudos, que continuou em Hamburgo e mais tarde em Itália. Em 1712 estabeleceu-se na Inglaterra e foi lá que compôs as suas principais obras e permaneceu até 1759, ano em que morreu em Londres.

Foi um dos mais brilhantes virtuosos do teclado no seu tempo. Mas as suas principais obras primas sáo dos campos da ópera, do oratório, da cantata e da música instrumental. A par dos corais que o populqarizaram até hoje (como o Messias e a sua popular Haleluia), Haendel ficou a ser uma referência do Barroco e da História da Música com composições instrumentais como os Doze Concertos Grossos, a Música para os Reais Fogos de Artifício e a Suite de Música Aquática.
.
* Suite de Música Aquática para orquestra, No.2,em ré maior

free counters
*