i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Berlin - Cheek to Cheek

------------------------------

CHEEK TO CHEEK
Irving Berlin
PROGRAMA DE 11.MAI.2007

.
Faz hoje anos, a 11 de Maio de 1888, nasceu na Sibéria IRVING BERLIN, que mesmo depois de morrer em Nova Iorque, aos 101 anos, continuou e continua a ter canções suas trauteadas pela voz ou pelo assobio de gente de todas as idades e por todo o mundo.

Imigrante judeu, Irving Berlin passou a maior parte da sua vida na América do Norte e foi consagrado como foi um dos mais populares compositores dos Estados Unidos no século XX. Compôs canções que se tornaram uma verdadeira banda sonora da sua terra adoptiva, como God Bless America, White Crhistmas e There's no business like show business.

“Garçon-cantor” que se bandeou para a vida artística como compositor, Berlin iniciou a carreira seguindo as tendências da moda, correndo atrás do sucesso e dos números inovadores.

Em 1922, tornou-se o primeiro (e único) compositor a ter um teatro, o Music Box, construído apenas para apresentar os seus trabalhos.
Na década de 30 conseguiu, sem nenhum esforço, atingir a sofisticação romântica de Fred Astaire, definindo a personalidade cinematográfica do dançarino com canções sublimes como Top hat e Cheek to cheek.
Na década de 60, com a produção a decrescer, optou por viver em isolamento, mantendo-se fiel ao lema de que "a única canção boa é aquela que faz sucesso".

Tecnicamente, Berlin nunca escreveu nenhuma das suas músicas: iletrado musicalmente, compunha as canções no seu próprio Buick, enquanto o secretário transcrevia fielmente o que ia ouvindo.
Apesar disso – ou, quem sabe, por isso mesmo – conseguiu que hoje se possa dizer da sua música isto que nós dizemos: Quem não conhece esta?

.

[PRIMEIRO PROGRAMA DEDICADO A ESTE COMPOSITOR]

*