i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Beethoven - Moonlight

--------------------------------


SONATA "AO LUAR"
Ludwig van Beethoven


PROGRAMA DE 10.Mai.2007
.
OUVIR A OBRA
.

Já em diversas edições do nosso programa apresentámos e ouvimos obras do compositor favorito de muitos dos profissionais e amantes da música: LUDWIG VAN BEETHOVEN.
Já dissemos, a propósito das suas imortais e geniais sinfonias, que por detrás deste artista que muitos consideram o maior de todos os tempos, estiveram uma vida infeliz, cheia de contrariedades e de amores desfavoráveis.
É hoje oportunidade de nos debruçarmos sobre um género musical que Beethoven revolucionou e cultivou como ninguém: as sonatas para piano.

As 32 sonatas para piano de Ludwig van Beethoven formam o ciclo mais extenso, complexo e difícil da história do piano.
Nelas se manifesta a personalidade revolucionária e de transição do grande Clássico – com elas se tendo tornado o compositor mais destacado da forma de Sonata do período compreendido entre o Classicismo e o Romantismo. Fiel a essa forma de Sonata, o grande mestre introduziu-lhe várias inovações: sonatas com dois, quatro ou cinco andamentos, temas com variações, fugas, scherzos, etc..

A Sonata ao Luar tem sido tocada e gravada por todos os grandes pianistas mundiais. Seria difícil escolher um intérprete que se possa considerar “o melhor” executante desta obra popular e genial.
Escolhemos para ouvir hoje, por razões óbvias, a interpretação da grande pianista portuguesa Maria João Pires.

Num disco (CD) que a Deutsche Gramophon veio expressamente gravar a Belgais – e que Maria João Pires dedica ao seu recanto rústico na Beira Baixa, aí temos a Sonata para Piano nº 14 op. 27, denominada “Ao Luar”.
.
DO MESMO COMPOSITOR: OUTROS PROGRAMAS
07.Mar.2007 *** Sinfonia nº 5 em Dó m. op. 67.
14.Mar.2007 *** Sonata op. 13 em Dó m., "Patética".
20.Mar.2007 *** Minueto em Sol.
23.Mar.2007 *** Für Elise.
16.Abr.2007 *** Sonata "Apassionata".
18.Abr.2007 *** Sinfonia nº 6, "Pastoral"

free counters
*