i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Placido Domingo - Ave Maria

28.Set.2007

Placido Domingo
AVE MARIA
.
SOM DO PROGRAMA (5min29)
.
.
Falamos hoje de um "gigante" da música erudita do nosso tempo – um homem com uma carreira tal que para enumerarmos todos os seus prémios, distinções e sucessos precisaríamos de ocupar, só para isso, mais de um programa inteiro. Aplaudimos hoje Placido Domingo.

José Plácido Domingo Embil nasceu a 21.Jan.1941, em Madrid. A partir dos 8 anos passou a residir e estudar na cidade do México, para onde se mudou a família. Uma família, diga-se, de gente ligada à música e em particular ao canto. Os pais eram ambos cantores de Zarzuelas e ele próprio viria a casar com a soprano Marta Ornelas, que conheceu no Conservatório.
Placido, a quem desde criança a família chamava "El Granado", por cantar desde muito pequeno a famosa canção "Granada", começou a sua carreira como barítono e mesmo depois de se revelar um grande tenor fez também coros e gravações com cantores rock. Curiosa, para quem é um dos maiores nomes da ópera do séc. XX, esta versatilidade de um homem que, tendo também participado em filmes e festivais, foi ainda, imagine-se... jogador de futebol (tal como o seu colega e amigo Luciano Pavarotti, falecido há dias.
Isto, para não falarmos do importante trabalho que fez como director de orquestra, em que trabalhou, por exemplo, com Herbert von Karajan, Zubin Mehta e James Levine...
.
Mas o nome de Placido Domingo é sobretudo (e será para sempre) o de um dos mais extraordinários cantores de ópera. Muito popular desde o grupo dos "3 tenores" que formou com Pavarotti e José Carreras, Placido vale por si mesmo, pelos mais de 90 personagens que interpretou em todas as maiores casas de ópera do mundo.

Em 19.Set.1985 o maior terremoto na história do México devastou toda a capital do país. Plácido, que na tragédia perdeu vários familiares chegados, não quis saber da sua condição de super-estrela e interveio pessoalmente nos trabalhos de resgate. No ano seguinte deu vários concertos de beneficência a favor das vítimas.
Já na década de 1990, o mundo da Música ficou chocado com a situação de José Carreras, que, a braços com um cancro, tinha gasto toda a sua fortuna na luta contra a doença. Placido Domingo, de quem diziam ser grande rival de Carreras, constituiu uma fundação de solidariedade com o tenor catalão. Com discrição e modéstia, limitou-se a dizer: "Uma voz como a dele não pode perder-se"
Placido Domingo: um grande homem, um enorme tenor, que por 21 vezes abriu a temporada da grande "catedral" americana da ópera, o Metropolitan de Nova Iorque, superando o record de Enrico Caruso.
A estreia no Metroplotan foi a 28.Set.1968. Faz hoje 39 anos.
.
Ave Maria, de Franz Schubert
Plácido Domingo / Pequenos Cantores de Viena / Orquestra Filarmónica de Viena
.
.
AMANHÃ
Vladimir Horowitz toca Brahms (Concerto # 2, em si bemol maior, op. 83, para piano e orquesta)
.
.
_______________________

free counters
*