i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Jean-Phillipe Rameau

25.Set.2007

LA POULE / LE RAPPEL DES OISEAUX
Jean-Phillipe Rameau
(1683-1764)
.
La PouleLe Rappel des Oiseaux
.
.
Falamos hoje de Jean-Philippe Rameau – um compositor revolucionário e inovador … de há mais de 300 anos. Faz hoje anos que nasceu.
Jean-Philippe Rameau viveu entre 1683 e 1764 – e deixou importantes marcas na sua época e em toda a História da Música, pela profundidade com que estudou a teoria musical, pelas inovações que introduziu na arte da composição e na técnica de tocar o principal instrumento musical da sua época.
Foi um homem culto, profundo e… irreverente. Quando jovem, deu-se mal com o ensino dos jesuítas, de tal modo que o pai viu-se obrigado a enviá-lo para Itália, para estudar música. Não sabia no que se metia…!
Rameau regressou a França tocando violino com uma companhia de comediantes e, envolvido em polémicas filosóficas que tinham por protagonistas homens como Voltaire e Rousseau, enfrentou os conservadores da corte do rei-sol Luis XIV. Custou-lhe caro, porque foi atacado e escarnecido – mas a História deu-lhe razão: O “Tratado da Harmonia”, que escreveu em 1722, revelou técnicas e segredos harmónicos na arte de compor e compreender a música, que ficaram a ser e são hoje ainda do mais importante que se conhece na matéria.

Com o regresso de Itália, Jean-Philippe Rameau originou profundas mudanças na música francesa. Ao contrário dos seus antecessores, considerou a composição para igreja uma obrigação fastidiosa. A forma francesa da suíte de danças foi abandonada em proveito de uma forma aparentada com o concerto italiano em 3 movimentos. Pela primeira vez o cravo não é nem um contínuo, nem um instrumento polifónico, com em J.S.Bach, mas um instrumento de solo virtuoso. As peças de Rameau anunciam já Haydn e Mozart…

“La Poule” / pianista Edgar Fruitier
“Le Rappel des Oiseaux” / cravista Gustav Leonhardt
.
.
AMANHÃ
Béla Bartók - Concerto para Viola e Orquestra
.
.
_______________________

free counters
*