i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Khachaturian - Dança do Sabre

30.Mar.2007
Dança do Sabre (Gayaneh)
Aram Khatchaturian
(1903-1978)

MÚSICA (2min26)
Orquestra Filarmónica de VienaMaestro: Aram Khachaturian
.
.
A vida de Khatchaturian esteve toda ela ligada à evolução política da União Soviética: foi um compositor do regime soviético, tendo em 1943 escrito a sua Sinfonia nº 2 para a comemoração ao 25º aniversário da revolução bolchevique. Em 1948 foi acusado de compor música “com tendências burguesas”. Em 1954, após a morte de Estaline, foi proclamado “Artista do Povo”; e em 1959 recebeu o Prémio Lenine. Morreu no dia 1º de Maio de 1978.

Aram Ilitch Khatchaturian nasceu em Tblisi (Geórgia) a 6 de junho de 1903, numa família humilde e teve os primeiros contactos com a música através de danças e canções folclóricas. Esta influência original terá contribuído para as características peculiares da sua obra: a música de Khatchaturian é estruturada sob a forma tradicional e tem um ritmo e um colorido que a tornam muito popular.
Não se pense, porém, que a música de Khatchaturian é simples ou fácil. Pelo contrário, as suas composições fazem brilhar os virtuosos e a sua obra global é variada. São célebres os seus Concerto para Piano, Concerto para Violino, e Concerto para Violoncelo, a par de magistrais obras para orquestra, entre as quais 3 sinfonias, a suíte sinfónica Masquerade e os bailados Spartacus e Gayaneh .
Desta última obra – o bailado Gayaneh – faz parte a peça que é talvez a mais famosa das obras de Khatchaturian: A Dança do Sabre.

*