i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Mascagni - Cavalleria Rusticana

27.Mar.2007
CAVALLERIA RUSTICANA - INTERMEZZO
Pietro Mascagni
(1863-1945)
.
MÚSICA (2min52)
.
.
Pietro Mascagni nasceu e viveu em Itália, entre 1863 e 1945. A sua obra mais conhecida é a ópera Cavalleria Rusticana, escrita em apenas dois meses e baseada num texto do escritor italiano Giovanni Verga. Mascagni foi um expoente do período musical na ópera conhecido como verismo, do qual também foi percursor o compositor Leoncavallo, autor da ópera Os Palhaços. O verismo foi uma corrente ocorrida especialmente na Sicília, onde os compositores italianos buscavam para o cenário das paixões de Giovanni Verga uma correspondência na ópera. Afirmava o direito do artista de representar a realidade na sua tonalidade absoluta, sem excluir a vulgaridade. Com a Cavalleria Rusticana, Mascagni é um dos maiores representantes da escola verista da Itália.
Mascagni era declaradamente fascista e aceitou ser o músico oficial do Partido Fascista . Compôs 17 óperas, em boa parte com inspiração ideológica - e uma delas em homenagem ao ditador Benito Mussolini.
Morreu subitamente no ano em que terminou a II Guerra Mundial. Terminou a vida desiludido e entregue à indigência.
Da ópera Cavalleria Rusticana, é célebre o Intermezzo que escolhemos para o programa de hoje. Lembremos que intermezzo é uma peça musical que na ópera é tocada entre dois actos, ou entre duas cenas de um mesmo acto.
.

free counters
*