i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

12 - György Ligeti

Junho/12

aniversário da morte de
György Ligeti
(1923-2006)

.
.
Sándor György Ligeti nasceu Târnava-Sânmărtin, na região romena da Transilvânia, filho de judeus húngaros. Era sobrinho-neto do grande violinista Leopold Auer.
Estudou no Conservatório de Cluj, onde viveu desde os 6 anos. Em 1943 foi obrigado a interromper os estudos, para ser enviado para um campo de trabalhos forçados, pela sua condição de judeu. O irmão foi deportado para o campo de concentração de Mauthausen e os pais para Auschwitz. De toda a família, só György e a mãe sobreviveram.
Depois da guerra, retomou os estudos em Budapeste, tendo-se formado em 1949. Estudou com com Pál Kadosa, Ferenc Farkas, Zoltán Kodály e Sándor Veress, fez trabalhos de etnomusicologia sobre o folclore romeno mas acabou por regressar ao conservatório de Budapeste, para ensinar harmonia, contraponto e análise musical. Em Dezembro de 1956, dois meses após a invasão da Hungria pelo Exército Soviético, fugiu para Viena e adquiriu nacionalidade austríaca.
Em Colónia veio a conviver e trabalhar com nomes importantes da música electrónica e pós-moderna, como Stockhausen, de quem sofreu influência marcante. Não admira, por isso, o grande número de obras que compôs nesse estilo, a par da música mais clássica a que também se dedicou.
Apesar de muitas de suas obras serem bem conhecidos nos círculos de música clássica, para o grande público Ligeti tornou-se mais conhecido pelas suas peças utilizadas por Stanley Kubrick em filmes famosos, como 2001, Odisseia no Espaço, Shining, e Eyes Wide Shut.

free counters
*