i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

3 - Georges Bizet

Junho/3

aniversário da morte de
Georges Bizet
(1838-1875)

.
.

Georges Bizet, compositor francês do Romantismo do séc. XIX, nasceu numa família de músicos e era uma criança-prodígio. Aos nove anos foi admitido no Conservatório de Paris, onde estudou e foi agraciado com importantes prémios, um deles atribuído pelo célebre compositor Jacques Offenbach
. Estudou também em Itália, onde obteve o Prémio de Roma.
Embora tenha sido mais famoso como compositor, Bizet foi também um grande pianista, inclusivamente elogiado pelo grande Liszt, que o considerou um dos melhores executantes de toda a Europa
.

A Carmen, ópera
em quatro actos, foi escrita por Bizet no ano da sua morte, em 1875, e estreou nesse mesmo ano, no Opéra Comique de Paris.
Suscitou polémica: Apesar do mérito reconhecido por compositores como Camille Saint-Saëns, Tchaikovsky e Debussy, uma boa parte da crítica considerou-a uma obra irreverente e até obscena, chegando a dizer-se que mais parecia obra de Satanás.
A originalidade de Carmen acabaria triunfando sobre os preconceitos da época.
Mas Bizet não viveria a tempo de assistir ao seu próprio triunfo. Exactamente três meses após a polémica estreia, o autor da imortal Carmen morria de um ataque cardíaco. Tinha apenas 36 anos.

Sevilha, na Espanha do séc XIX. Carmen é uma cigana que trabalha numa fábrica de tabacos. A sua beleza quente seduz o inocente soldado Don José. Apaixonado cegamente pela cigana, o soldado resolve abandonar a farda e junta-se a um bando de contrabandistas, amigos da bela Carmen. Pela liberdade de amar, Carmen acaba deixando o pobre amante para ficar com um famoso toureiro. O soldado é tomado por um acesso de ira e ciúme. A ópera acaba, é claro, em tragédia.

*