i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

14 - Georg F. Haendel

Abril/14
aniversário da morte de
George Frederic Händel
(1685-1759)

.
.
250 anos da morte de Häendel
.
.
George Friedrich Händel nasceu em Halle an der Saale, no norte da Alemanha, no dia 23 de Fevereiro de 1685. O seu pai queria que ele fosse advogado, contudo, ao observar o interesse dele pela música, que estudava em segredo, mudou de ideias e dispôs-se a financiar o estudo da música. Assim, Händel tornou-se aluno do principal organista de Halle, e, aos dezessete anos, foi nomeado organista da catedral calvinista.
Um ano depois, mudou-se para Hamburgo, onde foi admitido como violinista e clavicordista da orquestra da ópera. Em 1705 estreou a sua primeira ópera, Almira. Logo a seguir, aceitou um convite para viajar até Itália, onde passou mais três anos. As suas obras foram apresentadas em Florença, Roma, Nápoles e Veneza e, simultaneamente, Händel escreveu outras peças, influenciado pela música daquele país.
Em 1710, volta da Itália e torna-se director da orquestra da corte de Hannover. Um ano depois, apresenta, em Londres, a sua ópera Rinaldo. Devido à sua grande popularidade, estabelece-se na Inglaterra, onde recebe a missão de criar um teatro real de ópera, que seria conhecido também como a Royal Academy of Music. Para esta academia escreveu 14 óperas, com o que granjeou grande fama em toda a Europa.
A partir de 1740, dedica-se mais à composição de oratórias, entre as quais “O Messias” e “Judas Macabeu”.
Händel faleceu no dia 14 de Abril de 1759, em Londres, oito anos após ter ficado cego do olho esquerdo, e mais tarde de ambos.

free counters
*