i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Seixas, Mozart, Bernstein

25.Ago.2007


Seixas, Mozart, Bernstein
free music

.
Se outras não houver, damos-lhe três razões para acreditar que a data de 25 de Agosto é uma data significativa na História da Música. Falaremos do nascimento de um dos mais célebres compositores do séc. XX; da morte de um dos mais notáveis músicos portugueses; e da estreia de uma das mais grandiosas partituras jamais escrita.
O nosso programa de hoje será dedicado a Leonard Bernstein, a Carlos Seixas e a Wolfgang Amadeus Mozart.

.
CANDIDE / WEST SIDE STORY
Leonard Bernstein
.
Comecemos por Bernstein, nascido em Lawrence, perto de Boston, faz hoje 89 anos.
Falamos de um dos mais versáteis e célebres músicos do nosso tempo, um famoso director de orquestra, que trabalhou como maestro titular da Filarmónica de Nova Iorque e como maestro convidado das mais famosas orquestras do mundo.
Músico de formação clássica e completa, Bernstein escreveu sinfonias, bailados, obras religiosas, duas óperas e, a par dessas criações mais convencionalmente eruditas, numerosas comédias musicais para a Broadway e banda sonora para o cinema.
A obra de Bernstein que tem sido a preferida do público é a abertura Candide. Estreou há precisamente 50 anos: O próprio Bernstein a dirigiu, na estreia em Janeiro de 1957, à frente da Filarmónica de Nova Iorque.
Se a Abertura “Candide”, que acabámos de ouvir, é geralmente tida como o seu ex libris, a verdade é que Leonard Bernstein foi popularizado, sobretudo na década de 1960, por dois eventos mediáticos que protagonizou de forma exemplar:
Um deles foi a apresentação televisiva dos “Concertos para Jovens”, programa em que divulgou a todo o mundo, de forma fácil e acessível, os principais segredos da música.
O outro foi o filme West Side Story, exibido em Portugal com o título “Amor sem Barreiras”, cujas canções o mundo inteiro entoou. “Tonight”, “Somewhere”, “America” e mais meia dúzia de temas musicais do filme viriam, de resto, a ser transformados pelo próprio Bernstein em Danças Sinfónicas que ficaram como obras de valor musical sem prazo de duração.
.
.
MINUETO + TOCATA
Carlos Seixas
.
A 25 de Agosto de 1742 morreu em Lisboa Carlos Seixas. Insigne representante da música portuguesa na época barroca, internacionalmente reconhecido, dele se diz ser “o Bach português”.
Carlos Seixas foi um brilhante improvisador e as cerca de 150 composições da sua autoria que chegaram até nós – tocatas, minuetes, fugas, peças religiosas – colocam-no entre os maiores compositores portugueses da História, nomeadamente no domínio da música de teclas.
.
.
MISSA EM DÓ MAIOR
Wolfgang Amadeus Mozart
.
No dia 25 de Agosto de 1783 Mozart estreou na Igreja de S. Pedro, em Salzburgo, a sua Missa em Dó Maior K.427.Uma das mais sublimes e grandiosas partituras da História da Música, a Missa em Dó Maior tem, segundo muitos, a envergadura da Missa em si menor de Bach.Na época em que a escreveu, Mozart achara a sua liberdade: casara com Constanze, libertara-se da tutela do pai e dera fim ao acordo que o prendia ao arcebispo de Salzburg. Fixado em Viena desde 1781, Mozart tornou-se autónomo no seio de um novo público. As maiores obras-primas produzidas pelo seu génio são deste decénio, marcado por êxitos e reveses, alegrias e humilhações.A Missa em dó menor foi a primeira peça religiosa que Mozart compôs sem encomenda e a última que escreveu. Só regressaria ao género com o famoso Requiem, em 1791, ou seja, no ano em que morreu.Mesmo na forma incompleta como sobreviveu, a “Grande Missa” brilha pela consistência e coesão de cada uma das suas partes, onde consagração e elevação se reúnem num discurso envolvente, edificando uma peça que nos ergue até à significação mais íntima da obra de arte.
.
INTERPRETAÇÕES NO PROGRAMA:
.
Leonard Bernstein
- Abertura de 'Candide'..Orquestra Filarmónica de Nova IorqueMaestro-Leonard Bernstein
- "Abertura" e "America" de "Amor sem barreiras"
..Rita Moreno, Richard Beyner

Mozart
- Kyrie, Credo, Sanctus e Benedictus de "Missa em dó maior, K. 427"
..Orquestra Sinfónica de Londres / Maestro-Colin Davis / Coro de John Aldis

Carlos Seixas
- Minueto em fá menor + Tocata em fá menor
..Pianista Maria Izrailevna Grinberg
.
.

PRÓXIMO PROGRAMA
Vaughan Williams - Fantasia sobre Greensleaves
.
.
_____________________
VOLTAR AO INÍCIO DE PmqP

free counters
*