i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Cécile Chaminade - Concertino

8.Ago.2007

CONCERTINO PIANO E FLAUTA
Cécile Chaminade
(1857-1944)
.
.
SOM DO PROGRAMA (7min28)
.
.
Homenageamos hoje mais um compositor, comemorando o aniversário de Cécile Chaminade. Parece nome de mulher? Pois é mesmo.

Faz hoje 150 anos esta francesa, que aos 10 anos foi ouvida por Bizet ao piano e mereceu dele a classificação de “Mozart no feminino”. O padre que influenciava a família é que não esteve pelos ajustes: entendia e recomendava que a pequena Cécile devia crescer para governar o lar, ser esposa e mãe.
Mas ela não contrariou o seu grande talento musical. Formou-se com aulas particulares de piano e acabou de ganhar fama animando tertúlias com a chamada música de salão. Bem humorada, charmosa, independente, Cecile Chaminade fez carreira como pianista, animando as soirées dos artistas mais libertinos de Paris.
Sempre inspirada na graciosidade mas também na liberdade e no romance no feminino, Cécile Chaminade escreveu 140 canções. A maioria inspira-se no folclore francês – mas em todas sobreleva o tom romântico que caracteriza a compositora.
Abandonou a carreira musical quando começou a I Grande Guerra. E ainda veria a II Guerra Mundial. Tinha 87 anos quando morreu no Mónaco, em 1944.

Concertino em Ré Maior, para Piano e Flauta
Pianista Phillip Moll / Flautista James Galway
.
.
______________________

*