i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

1 - Ferruccio Busoni

.
Abril/1

aniversário do nascimento de
Ferruccio Busoni
(1866-1924)



/span>>object width="250" height="200">Sonatina No 6, Fantasia sobre a Carmen, BV284
Piano: Claudio Arrau
.
.
Ferruccio Busoni, que nasceu nesta data, foi um notável pianista, compositor, maestro, professor e musicólogo.

Dante Michelangelo Benvenuto Ferruccio Busoni nasceu em Empoli, na Toscânia, filho de um casal de músicos profissionais – uma pianista ítalo-germânica e um clarinetista italiano. Menino-prodígio, fez a sua apresentação pública aos 7 anos, tocando piano com os pais. 2 anos depois tocou algumas das suas próprias composições em Viena, onde conheceu Liszt, Brahms e Anton Rubinstein.
O ano de 1890 terá sido o ano de decisivo lançamento de uma carreira notável como compositor. Ganhou o Concurso Anton Rubinstein e no mesmo ano passou a leccionar música e composição em Moscovo. Durante os quatro anos seguintes fez digressões pelos Estados Unidos, como pianista virtuoso. Depois, viveu, tocou e ensinou em Berlim, em Bolonha e na Suiça (país este que escolheu como residência quando, durante a Guerra Mundial, se recusou a actuar em países que estivessem envolvidos na guerra.
Notável como pianista e como compositor, Busoni foi também ilustre professor e teórico da Música. A sua técnica pianística e filosofia musical influenciaram fortemente grandes pianistas como Claudio Arrau e compositores como Kurt Weil e Edgar Varèse – e a sua obra musical e literária teve um importante papel na promoção da música contemporânea.

free counters
*