i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Offenbach - Les Oiseaux...

5.Out.2007

LES OISEAUX DANS LA CHARMILLE
Jacques Offenbach
(1819-1880)
.

MÚSICA (5min35)
.
.
No aniversário da sua morte, ocorrida a 5.Out.1880, o Pretérito Mais-Que-Perfeito lembra hoje Jacques Offenbach, compositor e violoncelista, paladino da opereta e percursor do teatro musical moderno.
Jacob Ebert, que na História ficou conhecido pelo nome de Jacques Offenbach, era um alemão (nascido em Colónia) que adoptou Paris como sua cidade. No final da década de 1850 afirmava na capital francesa a sua carreira de compositor e violoncelista. A crítica havia de chamá-lo o "Liszt do violoncello", a par da apresentação de uma série de concertos nas principais capitais europeias, inclusivamente na corte de Londres, onde tocou para a rainha Victoria. Em Paris foi o “rei” dos palcos das ordias burguesas dos tempos do can-can.
A derrota dos franceses na guerra franco-prussiana de 1870 e os incêndios da comuna de Paris colocaram um final na temporada de danças, risos e champanhe. Offenbach sentia um amargo arrependimento por ter desperdiçado o seu talento a compor músicas populares e de gosto duvidoso. Atraído pelas histórias fantásticas do escritor alemão Ernst Hoffmann, lançou-se no empreendimento de compor uma ópera séria, que ficasse para a posteridade. Assim nasceu a sua obra-prima: Os Contos de Hoffmann
Quando morreu em Paris, a 5 de Outubro de 1880, Offenbach tinha pronta a sua grande ópera. Mas já não assistiu à estreia dessa sua criação, que seria o maior evento da época.
.
"Les Oiseaux Dans La Charmille" de "Os contos de Hoffmann"
soprano Natalie Dessay

.
.
AMANHÃ
Verdi - Mario Lanza - Yo-Yo Ma
.
.
_______________________

free counters
*