i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Francisco Mignone

Setembro/3

ALEXANDRA MASCOLO-DAVID
TOCA
Francisco Mignone
.
.
A data de 3 de Setembro é um bom motivo para reunirmos no nosso programa duas personalidades que, falando português, são nomes importantes da música erudita.
No aniversário de nascimento do compositor brasileiro Francisco Mignone, evocá-lo-emos pelas mãos de uma jovem pianista portuguesa com notável carreira nos Estados Unidos da América e sucesso em palcos das quatro partidas do mundo: Alexandra Mascolo-David.
.
Francisco Mignone, que nasceu no Rio de Janeiro a 3.Set.1897 e viveu até 1986, é uma importante referência da música brasileira erudita.
Começou a estudar piano aos dez anos e muito jovem iniciou uma carreira musical cujas primeiras escolhas se centraram na música popular. Com o pseudónimo de Chico Bororó, tornou-se conhecido por tocar nas rodas de choro em bairros populares.
Depois veio o percurso pela ópera. O Contratador de Diamantes, sua primeira composição para o bel canto, foi escrita em Milão, onde o compositor estudou.
Dessa obra faz parte uma peça orquestral, a Congada, cuja primeira apresentação pública teve honras da batuta de Richard Strauss, com a Orquestra Filarmónica de Viena. Alternando entre as obras de cunho nacionalista e a escrita mais convencionalmente clássica, Mignone compôs, além de diversas óperas, um bailado, numerosas canções e obras para piano.
.
Valsas Brasileiras para Piano – eis o ponto de encontro entre Francisco Mignone e Alexandra Mascolo-David.
.
A pianista portuguesa – filha da famosa bailarina e professora Ana Mascolo – fez estudos superiores de música no Conservatório do Porto, mas obteve o doutoramento em piano na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, onde foi discípula de Sequeira Costa.
A par da docência universitária, Alexandra Mascolo-David tem feito uma brilhante carreira de pianista, coleccionando importantes prémios internacionais e êxitos em palcos das Américas, da Ásia e dos mais diversos países da Europa.
Valsas Brasileiras para Piano é o título genérico de dois volumes em CD, nos quais a talentosa pianista portuguesa promove uma maior e mais justa divulgação de Francisco Mignone fora dos auditórios do Brasil.

ALEXANDRA MASCOLO-DAVID VISTA PELA CRÍTICA

The Washington Post (Washington, D.C., Estados Unidos)
“Alexandra Mascolo-David é uma pianista excelente: refinada, minuciosa e expressiva, e a sua execução é cheia de penetração inteligente e de poder interpretativo”.

The Ames Tribune (Ames, Iowa, Estados Unidos)
“O que mais me impressionou foi a profundidade e coerência da sua interpretação, bem como a clareza da articulação, e a beleza do seu “toucher”.

Diário de Notícias (Lisboa, Portugal)
“A Sonata de Janacek, composta de dois andamentos intitulados “O pressentimento” e “A morte”, teve uma execução que pôs em relevo a densidade e gravidade psicológica dos sentimentos que a [Mascolo-David] inspiraram…”.

The Atlanta Journal-Constitution (Atlanta, Georgia, Estados Unidos)
“O primeiro CD da jovem pianista portuguesa Alexandra Mascolo-David é verdadeiramente precioso: uma colecção pouco conhecida de valsas do compositor brasileiro educado em Itália, Francisco Mignone (1897-1986)”.

free counters
*