i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

23 - Manuel de Falla

Novembro/23

aniversário do nascimento de
Manuel de Falla
(1876-1946)



Manuel de Falla y Matheu nasceu em Cádis e viveu entre 1876 e 1946.
Foi o primeiro compositor espanhol a criar uma autêntica música culta partindo de elementos folclóricos e ligando-os às formas instrumentais mais refinadas. A sua grande inspiração foi o flamenco, em particular o cante jondo andaluz.
A sua obra-prima, “O Amor Bruxo” (com o subtítulo ‘Cenas Ciganas da Andaluzia’) é uma ilustrativa demonstração desse seu interesse pela música de raiz popular.

Viria a deixar Espanha em 1936, quando eclodiu a Guerra Civil – não porque a sua atitude de neutralidade lhe causasse inquietação, mas principalmente depois de ver assassinado o escritor Frederico Garcia Lorca, de quem era amigo.
Passou o resto da vida na Argentina e só após a morte os seus restos mortais foram trasladados para Cádis, em cuja catedral lhe foi destinado um túmulo.

22 - Benjamin Britten

Novembro/22
dia de Santa Cecília
aniversário do nascimento de
Benjamin Britten
(1913-1976)
.

22 de Novembro. Dia da Música, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, dia para lembrarmos Benjamin Britten, que nasceu nesta data.

Edward Benjamin Britten, que veio a ser Lord Britten de Aldeburgh, nasceu a 22.Nov.1913. E o nascimento no dia de Santa Cecília, padroeira da música, não poderia ter sido melhor presságio para a carreira de um dos maiores compositores ingleses.
Pianista virtuoso, foi essencialmente um compositor vocal e as suas óperas e ciclos de canções tiveram grande aceitação internacional. A sua amizade com o tenor Peter Pears (que o acompanhou no exílio nos E.U.A. durante a guerra) teve decisiva influência em muitas das suas obras, que inclusivamente lhe dedicou.
Britten foi um moderno que nunca abandonou os princípios da tonalidade, conseguindo um grande auditório graças à sua música conservadora mas de grande originalidade. Teve igualmente grande popularidade no modo como comungou do interesse pelos músicos amadores e pelo ensino da música às crianças que tiveram os seus antecessores Parry, Vaughan Williams e Holst.

The Young Person's Guide to the Orchestra -Variações e Fuga sobre um Tema de Purcell, Op. 34 é uma obra escrita por Britten em 1946, sobre um tema de Henry Purcell, para introduzir ao grande público a compreensão da orquestra e de todos os instrumentos que a compõem.

*