i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

12 - Eugene Ormandy

Março/12

aniversário da morte de
Eugene Ormandy
(1899-1985)

.
.
Dia para lembrarmos o maestro que mais tempo esteve à frente da Orquestra de Filadélfia. Sucedeu a Leopold Stokowski em 1938 e manteve a direcção da orquestra durante 42 anos. Eugene Ormandy morreu a 12 de Março de 1985.
.
.
Jenö Blau foi o nome com que nasceu, em 1899, na capital da Hungria. Também em Budapeste, na Academia Real de Música (hoje chamada Academia de Música Franz Liszt) começou a estudar violino aos 5 anos, deu os primeiros concertos aos 7 e formou-se com o grau de Mestre aos 14. Em 1921 mudou-se para os EUA e adoptou o nome de Eugene Ormandy, com que ficou conhecido.
Em 1931, quando o maestro Arturo Toscanini adoeceu gravemente, Eugene Ormandy foi chamado substituí-lo na Orquestra de Filadélfia. Nessa época teve a sua primeira nomeação como director de orquestra, na Sinfónica de Minneapolis. Com esta orquestra, foi contratado pela RCA Victor para uma série de gravações, que decorreram em 1934 e 1935 e graças às quais, seleccionando e dirigindo músicos cuja técnica apurou laboriosamente, o maestro granjeou prestígio e reconhecimento mundial.
Aos cerca de 60 discos que tinha gravado na década de 20, como violinista, Ormandy somou depois inúmeras gravações como maestro, primeiramente com a Orquestra de Minneapolis e depois com a Orquestra de Filadélfia, cuja direcção recebeu de Leopold Stokowski em 1938 e manteve até 1980. Tinha então 81 anos.
.
Ormandy dirige obras de Holst & Debussy


free counters
*