i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

28 - Rudolf Serkin

Março/28
aniversário do nascimento de
Rudolf Serkin
(1903-1991)
.
.ORIGINAL UPLOAD : Nodame2006 @ http://www.youtube.com/watch?v=TFTCUYeGTKA
.
Nasceu na Boémia (actual República Checa) de uma família de judeus russos. Revelando-se uma criança prodígio, foi enviado para Viena para estudar piano, com a idade de 9 anos. Aos 12 fez a sua estreia pública com a Filarmónica de Viena e aos 15 passou a estudar composição com Arnold Schonberg. Durante a década de 1920 viveu em Berlim, casa do violinista Adolf Busch, com cuja filha, Irene Busch, viria mais tarde a casar na Suiça, para onde fugiram por ocasião do crescimento do nazismo na Alemanha.
Em 1933 fez a primeira apresentação nos Estados Unidos, tocando com Adolf Busch no Festival Coolidge, em Washinton D.C..
Em 1936 fez o seu concerto de carreira a solo nos E.U.A., com a Filarmónica de Nova York, dirigida por Arturo Toscanini. Os críticos foram entusiásticos, descrevendo-o como “um artista de talento raro e impressionante, possuindo uma técnica cristalina, cheia de poder, delicadeza e pureza tonal”. Foi o início de uma longa e sucedida carreira, que passou também pelo ensino de gerações no Curtis Institut de Filadélfia, de que foi director e pela distinção com a Medalha Presidencial da Liberdade, em 1964. Quando morreu, em 1991, ficou recordado por tudo isso – com um particular destaque para as suas excepcionais interpretações de Beethoven.

free counters
*