i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

18 - Rimsky-Korsakov

Março/18
aniversário do nascimento de
Nikolai Rimsky-Korsakov
(1844-1908)
.
.
.
Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov nasceu em Tikhvin, Novgorod, a 18 de Março de 1844..
.
Tinha em criança ouvido musical absoluto, mas preferiu seguir a carreira da marinha, como era tradição da família. Já oficial do mar, a música acabou por tocar mais alto e formou-se em música. Terminou a vida como professor do Conservatório e compositor.
Foi um dos famosos Cinco compositores do nacionalismo russo. Juntamente com Borodin, Mussorgsky, Balakirev e Cesar Cui, renovou a grande música russa a partir do espírito do folclore nacional. Mas, embora rejeitando a “ocidentalização” de famosos compatriotas seus, como Tchaikovsky, não foi um nacionalista “fechado”: duas das suas maiores obras, “Sheherazade” e o Capricho Espanhol op.34 traduzem bem o universalismo da sua composição.
.
Membro de uma família aristocrática, manifestou talento musical desde muito cedo: aos 6 anos de idade começou a ter aulas de piano, aos 9 já compunha. Aos 12 anos, ingressou no Colégio Naval Imperial Russo de São Petersburgo e, posteriormente, na Marinha Russa.
Apesar de ser autodidacta no assunto, em 1871 é nomeado professor de composição e orquestração do Conservatório de São Petersburgo. Entre os seus alunos figuram nomes como Glazunov, Liadov, Prokofiev, Respighi e Stravinsky. Durante os anos seguintes, estuda assiduamente instrumentação, harmonia e contraponto. Torna-se no mais sábio músico russo da sua geração. Entre 1874 e 1881 é director de concertos do Conservatório Livre. Em 1883 e 1894 trabalha com Balakirev na Capela da Corte, onde estuda a música da Igreja Ortodoxa Russa.
Korsakov apresentou-se como maestro por toda a Europa, incluindo Paris, durante a Exposição Universal de 1899.
Em 1905 é demitido das funções pedagógicas, depois de publicar uma carta de protesto, em que critica as autoridades que administravam o Conservatório. Este acto gera uma série de demissões imediatas, como as de Liadov e Glazunov. Com o escândalo, a instituição é completamente reorganizada sob o comando de Glazunov, que foi readmitido para dirigir o novo Conservatório de São Petersburgo.
Nos anos seguintes Rimsky-Korsakov causa nova polémica com a publicação da ópera “O galo de ouro”, em que critica a monarquia russa de tal forma, que a ópera só pôde ser apresentada em 1909, após a morte do compositor.
Korsakov também era famoso pelos seus hábitos excêntricos, como jogar futebol no auge do inverno russo nos lagos congelados de São Petersburgo.
Vítima de angina, Nikolai Rimsky-Korsakov veio a falecer em Lyubensk, em 1908.
.
.O Voo do Moscardo - Orq. Filarm. Berlim / Zubin Mehta
-----------------------------------------------------------------------

free counters
*