i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

11 - Franz Joseph Haydn

Março/11

aniversário da estreia da
Sinfonia nº 92, de
Joseph Haydn

.
.
11/03/1791 Estreia da Sinfonia nº 92, “Oxford” de Haydn.
Haydn dirigiu a orquestra no 1º dos seus concertos de Londres
.
.
11 de Março. Faz hoje anos que se estrearam, em Londres, duas das mais de cem sinfonias que Haydn compôs.
Franz Joseph Haydn viveu entre 1732 e 1809. Nasceu na Áustria e é conhecido como o “Pai da sinfonia”.
A Sinfonia nº 73, em ré maior é conhecida pelo subtítulo de “A Caça”. Foi composta por Haydn em 1782. O final desta sinfonia dá destaque às trompas de caça e o subtítulo reflecte a popularidade da caça na cultura musical do séc. XVIII. Este andamento foi composta, originalmente, como a abertura da opera “La fedeltà premiata”, de Haydn.
A melodia de caça do final da sinfonia é um arranjo de “La Chasse du cerf”, um divertimento para vozes, coros e grupo de instrumentos, dp compositor francês Jean-Baptiste Morin. Por isso mesmo o tema de Haydn foi imediatamente reconhecido como um tema de caça.
A sinfonia nº 92, em dó maior, conhecida como a Sinfonia Oxford, foi composta por Haydn em 1789 e é uma de um conjunto de três encomendadas pelo Conde d’Ogny. O nome de Oxford advém do facto de Haydn ter sido o maestro na sua estreia, em 1791, numa cerimónia em que Haydn foi galardoado com o grau de Doutor honoris causa pela Universidade de Oxford. Na verdade, um dos requisitos para que Haydn recebesse o grau de Doutor, era que ele dirigisse três concertos, em Oxford.
No dia marcado para o concerto, Haydn chegou atrasado e, por isso, não houve tempo para ensaiar. Mesmo assim, naquela noite, a interpretação da sinfonia Oxford, obteve o mesmo sucesso que tinha obtido em Londres, num concerto em que Johann Peter Salomon foi o maestro. Salomon seria, mais tarde, o empresário responsável pela composição das 12 Sinfonias “Londres”, de Franz Joseph Haydn.
.
Sinfonia nº 92, “Oxford” – 2º, 3º e 4º andamentos
- - - - -- - - - -

free counters
*