i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

27 - Mstislav Rostropovich

Março/27

aniversário do nascimento de
Mstislav Rostropovich
(1927-2007)


.
.
Mstislav Leopoldovitch Rostropovich nasceu em Baku, capital do Azerbaijão (então integrado na União Soviética) a 27 de Março de 1927 e viveu até aos 80 anos, tendo morrido a 27 de Abril do ano passado em Moscovo.
.
É quase unanimemente apontado como o maior violoncelista do séc. XX, com uma “aura” a que só se compara a do mítico catalão Pau Casals.
Foi, além disso, um notável maestro e um ilustre professor do Conservatório de Moscovo, onde de resto tinha feito a sua formação musical, com professores como Shostakovitch e Serguei Prokofiev.

Estreou diversas obras para violoncelo dos principais compositores contemporâneos, como a 'Sinfonia concertante em mi menor, opus 125' de Prokofiev, os dois concertos para violoncelo de Shostakovich e a Sinfonia para violoncelo e a Sonata para violoncelo e piano de Benjamin Britten. Mas deu-se mal com o regime soviético: depois da contestação que fez ao regime, a propósito dos direitos humanos e do seu apoio a dissidentes (como o escritor Aleksandr Solzhenitsyn) fugiu da União Soviética, onde só regressou na “era Gorbachev” – e como cidadão americano.
.
Concerto para Violoncelo - F. J. Haydn..

------------------------------------------------------------------------------

free counters
*