i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

6 - Ira Gershwin

Dezembro/6

aniversário do nascimento de
Ira Gershwin
(1896-1983)
.


.
Dia para lembrarmos um homem que, não sendo músico deu palavras a algumas das mais memoráveis canções do séc. XX. A 6.Dez.1896 nasceu Ira Gershwin.
Nascido em Brooklin tal como seu irão George, Ira Gershwin era tido como um jovem tímido que passava a maior parte do tempo em casa, a ler. Desde a escola primária até à universidade teve papel de notoriedade em diversos jornais e revistas. Formou-se no City College de Nova Iorque e viria a ser o primeiro letrista de canções a ganhar o Prémio Pullitzer. Mas o que melhor fez na vida, o que mais gozo lhe deu, foi escrever as letras de canções que conquistaram a modernidade americana e ainda hoje percorrem o mundo.
Pode questionar-se que falta teriam feito as palavras à música que todos reconhecem por sons tão característicos como o glissando de clarinete de Rhapsody in Blue ou a buzina do táxi de Um Americano em Paris. Mas ninguém sabe como seriam as músicas de George Gershwin sem as palavras do irmão que dizia divertir-se a ouvir o roncar de um elevador, o tinir de um telefone, o chiar de um pneu vazio, o roufenho de uma buzina, o rouquejar de uma voz, o lixar de um fósforo, o estremecer de dinamite ou o gotejar de um caleiro…
.
.
------------

free counters
*