i


...

- - -
- - -- -
- - - - - - -- - - - - EXEMPLAR..- -- - - -- -..B & B - -- - - - - - UM OUTRO BACH? - -- - TRUTAS

Johann Christian Bach

Setembro/5
aniversário do nascimento de
Johann Christian Bach
(1735-1782)

.
..
Johann Christian Bach foi o 11º filho de Anna Magdalena Wülken, ou seja, o mais novo dos 20 filhos de Johann Sebastian Bach.

Nasceu em Leipzig, no dia 5.Set.1735 e aprendeu música com o pai – e diz-se que foi para melhor o ensinar que Johann Sebastian escreveu o Livro II da sua famosa obra O Cravo Bem Temperado.
Após a morte do pai, Johann Christian continuou os estudos de música com seu meio irmão Carl Philipp Emanuel Bach, outro famoso compositor.
Graças ao irmão, de resto, terá Johann Cristian conhecido Mozart, com quem conviveu e fez estreita amizade em Londres.
Diga-se que foi na capital inglesa que Johann Christian Bach desenvolveu a maior parte da sua obra e passou quase toda a sua vida. Daí ser frequentemente denominado “o Bach inglês”.
Em Inglaterra, de resto, foi designado Mestre de Música da rainha e os seus deveres incluíam ministrar aulas de música a ela e a seus filhos e acompanhar o Rei Jorge III ao piano, enquanto o rei tocava flauta.
Foi o único dos filhos de J. S. Bach a escrever óperas em italiano, tendo começado com arias inseridas em óperas de outros autores, prática conhecida como pasticci, mas conseguindo muito público e muito sucesso com as suas obras dramáticas, mormente no King’s Theatre.
Apesar desse sucesso e das dezenas de sinfonias que escreveu, Johann Christian Bach faleceu pobre, no primeiro dia de 1782 e foi enterrado numa sepultura para indigentes, não identificada, na Igreja St Pancras Old. Ao registarem o seu óbito, os ingleses referenciaram-no como Johann Christian Back.

Francisco Mignone

Setembro/3

ALEXANDRA MASCOLO-DAVID
TOCA
Francisco Mignone
.
.
A data de 3 de Setembro é um bom motivo para reunirmos no nosso programa duas personalidades que, falando português, são nomes importantes da música erudita.
No aniversário de nascimento do compositor brasileiro Francisco Mignone, evocá-lo-emos pelas mãos de uma jovem pianista portuguesa com notável carreira nos Estados Unidos da América e sucesso em palcos das quatro partidas do mundo: Alexandra Mascolo-David.
.
Francisco Mignone, que nasceu no Rio de Janeiro a 3.Set.1897 e viveu até 1986, é uma importante referência da música brasileira erudita.
Começou a estudar piano aos dez anos e muito jovem iniciou uma carreira musical cujas primeiras escolhas se centraram na música popular. Com o pseudónimo de Chico Bororó, tornou-se conhecido por tocar nas rodas de choro em bairros populares.
Depois veio o percurso pela ópera. O Contratador de Diamantes, sua primeira composição para o bel canto, foi escrita em Milão, onde o compositor estudou.
Dessa obra faz parte uma peça orquestral, a Congada, cuja primeira apresentação pública teve honras da batuta de Richard Strauss, com a Orquestra Filarmónica de Viena. Alternando entre as obras de cunho nacionalista e a escrita mais convencionalmente clássica, Mignone compôs, além de diversas óperas, um bailado, numerosas canções e obras para piano.
.
Valsas Brasileiras para Piano – eis o ponto de encontro entre Francisco Mignone e Alexandra Mascolo-David.
.
A pianista portuguesa – filha da famosa bailarina e professora Ana Mascolo – fez estudos superiores de música no Conservatório do Porto, mas obteve o doutoramento em piano na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, onde foi discípula de Sequeira Costa.
A par da docência universitária, Alexandra Mascolo-David tem feito uma brilhante carreira de pianista, coleccionando importantes prémios internacionais e êxitos em palcos das Américas, da Ásia e dos mais diversos países da Europa.
Valsas Brasileiras para Piano é o título genérico de dois volumes em CD, nos quais a talentosa pianista portuguesa promove uma maior e mais justa divulgação de Francisco Mignone fora dos auditórios do Brasil.

ALEXANDRA MASCOLO-DAVID VISTA PELA CRÍTICA

The Washington Post (Washington, D.C., Estados Unidos)
“Alexandra Mascolo-David é uma pianista excelente: refinada, minuciosa e expressiva, e a sua execução é cheia de penetração inteligente e de poder interpretativo”.

The Ames Tribune (Ames, Iowa, Estados Unidos)
“O que mais me impressionou foi a profundidade e coerência da sua interpretação, bem como a clareza da articulação, e a beleza do seu “toucher”.

Diário de Notícias (Lisboa, Portugal)
“A Sonata de Janacek, composta de dois andamentos intitulados “O pressentimento” e “A morte”, teve uma execução que pôs em relevo a densidade e gravidade psicológica dos sentimentos que a [Mascolo-David] inspiraram…”.

The Atlanta Journal-Constitution (Atlanta, Georgia, Estados Unidos)
“O primeiro CD da jovem pianista portuguesa Alexandra Mascolo-David é verdadeiramente precioso: uma colecção pouco conhecida de valsas do compositor brasileiro educado em Itália, Francisco Mignone (1897-1986)”.

*